sábado, 13 de abril de 2013

5 filmes que todo hipster deve assistir (Pt 1)

É claro que a coluna "Jovem Hipster" tinha que ter uma matéria sobre filmes hipsters, mas afinal, o que é um filme hipster!?

É complicado classificar um filme enquanto hipster, porém podemos considerar que um filme hipster é um filme que trate de uma temática próxima do "universo hipster". Saudosismo, cultura vintage, culto ao alternativo e independente, além de aparência de anos 50, enquanto vive os anos 90 (Claro que os filmes que ganham a denominação "cult" com o passar dos anos deve figurar nessas listas). Essa é a primeira lista de filmes hipsters que eu crio, creio que em breve outras surgirão. Vamos lá:

Wet Hot American Summer (2001)
Acampamento Firewood, 1981. No último dia, a diretora se esforça para manter a ordem, enquanto lida com sua paixão pelo professor de astrofísica local. Ele luta para salvar o acampamento da colisão de um equipamento da Nasa que está vindo em direção à Terra. Paralelamente, várias confusões acontecem no local. De famoso no elenco, tem o Michael Showalter (da MTV americana) e o Bradley Cooper. De uns anos pra cá esse filme ganhou status de cult. Na trilha sonora, vale destacar clássicos dos anos 80 como "Loverboy" e "KISS"!


The Big Lebowski (1998)
Os irmãos Coen são considerados por muitos, um dos grandes nomes do cinema atual. Eles de certa forma representam a "resistência" do cinema autoral, um tipo de cinema que foi caindo com o passar dos tempos (mas ainda temos grandes nomes na cinematografia mundial!). The Big Lebowski é tão hipster, que encabeça a lista de filmes hipsters do IMDB! Jeff Bridges estrela como Jeff Lebowski, um slacker e ávido jogador de boliche de Los Angeles, conhecido como "The Dude" ("O Cara"). Após um engano de identidades, The Dude é apresentado a um milionário que também se chama Jeffrey Lebowski. Quando a esposa desse milionário (o "Grande" Lebowski) é sequestrada, ele paga a The Dude para entregar o resgate e libertar sua mulher. Steve Buscemi, Philip Seymour Hoffman, David Huddleston, Julianne Moore, Tara Reid e John Turturro estrelam o filme, que é narrado por um cowboy, conhecido apenas como "Stranger" ("Estrangeiro"), interpretado por Sam Elliott. O filme conta ainda com a participação de Flea, baixista da banda Red Hot Chili Peppers, em um papel secundário. O filme é espontaneamente baseado no livro The Big Sleep, do escritor estadunidense Raymond Chandler.


I'm not a Hipster (2012)
Esse filme dispensa explicações né? É um filme alternativo baseado no cenário da música indie de San Diego (EUA) além da cultura artística local. Possui trilha sonora original e, no site oficial do filme, denominam como "um filme que através de suas performances e criatividade, explora o que é ser um artista diante da tragédia". Confira o trailer:


Clockwork Orange (1971)
Esse filme figura na minha lista de melhores filmes de todos os tempos! Tenho inclusive uma versão em DVD remasterizada. O filme é um dos mais icônicos e completos em referências hipsters. Um mundo distópico, onde o excesso de autoridade tenta moldar as pessoas como uma forte exemplificação de todas as teorias sociais que tratam da questão da "Sociedade de Controle" (sim, lembra de George Orwell? Não? Tá, sabe o Big Brother? Então...). Bordões próprios, cenografia "surrealista" e dirigido pelo grande diretor Stanley Kubrick! Um verdadeiro clássico...



Shaun of the Dead (2004)
Bom, como grande fã de filmes de terror (principalmente filmes de zumbis), não poderia deixar de incluir esse clássico de "humor/terror" que agrada muitos hipsters. O filme tem Simon Pegg, Kate Ashfield, Nick Frost, Lucy Davis e Bill Nighy no elenco. A história fala de Shaun, um homem perdido na monotonia de sua rotina, podendo ser comparado a uma criatura sem vontade própria, que após confrontar com mortos-vivos de verdade vê a chance da sua vida de virar um heroi, salvando seus amigos e familiares e conquistar sua namorada de volta. Possui inúmeras referências a outros clássicos do "cine-zombie", como Day of the Dead, Night of the Living Dead e Dawn of the Dead! E pra completar seu status de cult, tem até uma participação hilária do Bill Murray.


Acho que a lista está bem variada e pode agradar diferentes estilos. Aguardem mais listas futuramente!